terça-feira, 12 de junho de 2012

Uma história atual do século XVIII


                O que se passa um filho quando abandonado pelos pais logo no começo da vida?
                No livro Do Amor e Outros Demônios, de Gabriel Garcia Marquez, é contada a história de uma menina chama Sierva Maria, que ao nascer é rejeitada pela própria mãe e, com o passar do tempo, acaba sendo abandonada pelo pai também. A menina é criada pelos escravos do pai, tento muito pouca intimidade com sua própria família. A história vai se desenrolando até que chega um momento que, suspeita por estar possuída pelo demônio, seu próprio pai a interna em um convento para que possa ser tratada.
                Do Amor e Outros Demônios retrata uma história que acaba sendo, de certa forma, atual para o século XXI, mas claro, com contexto histórico do século XVIII e em uma cidade onde se vivia assolado pelo medo do vírus da raiva que assolava os moradores.
                O contexto de os pais abandonarem seus filhos e deixa-los para serem criados com outras pessoas acaba sendo tão comum hoje em dia. Acabamos vendou ou ouvindo pela mídia, inúmeros casos de abandonos dos pais, tanto por comodidade quanto por conformidade de saber que não terão condições de criar uma criança.
                No livro, o pai de Sierva Maria acaba internando a garota nos seus 14 anos, depois de convencido por outras pessoas de que a filha estava tomada pelo demônio, na atualidade, vemos pais abandonando filhos por outras razões como as drogas e bebidas, acabam internando seus filhos com clínicas de reabilitação e, também, em internatos.
                Existe atualmente na mídia cada vez mais relatos de filhos caídos no mundo do crime para conseguir de qualquer forma comprar alguma droga da qual acabou se viciando, o que pode nos dar uma comparação com o “vírus da raiva” abordado por Gabriel Garcia Marquez na sua história do caso da menina “possuída pelo demônio”.
                Por fim, fazendo um comparativo da história abordada na obra do autor, podemos ver que uma das abordagens é um assunto que está constantemente presente em nossas vidas, mesmo que não tão próximo, mas sempre em algum lugar do qual podemos estar informados sobre a situação. Podemos chamar o livro de um conto que estará sempre presente em nossas vidas, mesmo sendo um assunto tão delicado e importante nas nossas vidas.

Por: Fabio Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário